Embaixadinha

Por uma cidade mais divertida

Campanha Penera na Espera leva bola de futebol às ruas de Pelotas

Divulgação -

Quantas embaixadinhas você consegue fazer? Neste ano, o jogador de futebol francês Ousmane Dembelé chegou ao Barcelona pela bagatela de 105 milhões de euros. É a terceira transação mais cara da história do futebol mundial. Na apresentação oficial, nos gramados do Camp Nou, peneirou a bola, uma, duas, três vezes e - pum! - ela foi ao chão. Em uma sinaleira no centro de Pelotas, localizada no Sul do país do futebol, na espera pela travessia, um pedestre bate o “recorde” local, ao tocar na bola 30 vezes antes de deixá-la cair. Mas que bola e que recorde são esses?

Estes números modestos, de 30 embaixadinhas, fazem parte da campanha Penera na Espera, uma parceria da empresa de publicidade Mark+ com a Biscoitos Zezé. A campanha visa trazer mais diversão ao dia a dia da cidade, mas também surge como uma medida de segurança. A bola vermelha é um alerta para que os pedestres aguardem o sinal da mesma cor dar lugar ao verde, para assim fazer uma travessia mais segura nas ruas da cidade.

De forma experimental, a bola foi amarrada a uma cordinha em dois pontos do centro: na travessia da rua Lobo da Costa, no entorno do Mercado Público, e na Marechal Floriano com o calçadão da Andrade Neves. O recorde de 30, dez vezes maior do que o do reforço milionário do Barça, foi feito na Marechal Floriano, que deve ganhar permanentemente a bola da campanha. A expectativa é ampliar a outros locais, onde o trânsito de pedestres tenha menos pressa e a bola não seja apenas mais um fator invisível.

A Campanha
A ideia é simples: um suporte em um poste com uma bola de futebol amarrada por uma cordinha, para ela não invadir a rua e atrapalhar o trânsito. Enquanto aguarda o sinal verde para travessia, o pedestre pega a bola e começa a peneirar.

O objetivo de trazer mais diversão à cidade e recuperar antigos hábitos parece ter sido assimilado pela população. Nenhum caso de vandalismo foi registrados e no vídeo realizado pela agência, pessoas de todas as idades tentam a sorte nas embaixadinhas. Ainda para um futuro não tão distante, os planos incluem um campeonato da modalidade. Desta forma, as três embaixadinhas de Dembelé serão cada vez mais pulverizadas. Já o recorde local, de 30, "aí são outros 500".

Confira o vídeo:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve começa com apoio estudantil em Pelotas Anterior

Greve começa com apoio estudantil em Pelotas

Mais R$ 170 para os servidores Próximo

Mais R$ 170 para os servidores

Deixe seu comentário